
DIFICULDADES PARA ACESSAR A PÁGINA DE INSCRIÇÕES?
Envie uma mensagem para o WhatsApp que iremos ajudar nas dúvidas e na inscrição.
CONHEÇA MAIS SOBRE O TEMA
Meditações Espirituais sobre a situação da Alma na:
Morte, Inferno, Purgatório e Paraíso
"Pensa em teus novíssimos e não pecarás eternamente"(Eclo 7, 40)
"Mas Deus lhe disse: Insensato! Nesta mesma noite te pedirão a alma e tudo o que acumulou, para quem será?" (Lc 12, 19-20).
A MORTE é uma realidade, por isso São Francisco de Sales pede aos fieis: "Considera, minha alma, a incerteza do dia da morte. Um dia sairás do teu corpo. Adivinhas, se podes, que rumo seguirá tua alma, ao deixar o teu corpo. Ah! Para que lado se há de voltar? Por que caminho entrará na eternidade? — É exatamente por aquele que começou já nesta vida. Nesta vida vivemos morrendo e morremos vivendo continuamente. Só os que morreram no Senhor são verdadeiramente felizes".
O INFERNO é a própria frustação eterna, já que os condenados que estão no abismo do inferno, "vivem" como "desventurados habitantes desta cidade de horrores. Padecem dores incalculáveis em todos os seus sentidos e em todo o corpo; só se ouvem lamentos, desesperos, blasfêmias, palavras diabólicas, para punir por estes tormentos os pecados cometidos por meios dos ouvidos. Além destes tormentos, existem ainda um outro muito maior. É a privação e a perda da glória de Deus, que jamais verão".
O PURGATÓRIO é um estado de purificação que nada tem a ver com o castigo dos condenados ao Inferno, pois as almas do Purgatório têm a certeza de haver conquistado o Céu, mesmo que sua entrada ali tenha sido adiada por causa de seus pecados veniais. As almas nesse estado “purificam-se”, diz São Francisco de Sales, “voluntariamente, amorosamente, porque assim Deus o quer” e “porque estão certas de sua salvação, com uma esperança inigualável”. As dores infligidas nesse local de purificação são “tão intensas que a menor pena do Purgatório ultrapassa a maior desta vida” (Suma Teológica, Supl., q. 71, a. 2). Mesmo assim, São Francisco de Sales considera que “o Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, pois as chamas nele existentes são chamas de amor, pois entre o último suspiro e a eternidade, há um abismo de misericórdia”.
O PARAÍSO é a cidade santa de Deus, quão gloriosa, assim nos fala o Pai Espiritual São Francisco de Sales: "considera a nobreza, a formosura, as riquezas e todas as excelências da companhia santa daqueles que vivem ai; esses milhões de anjos, e serafins e querubins; esses exércitos inumeráveis de apóstolos, de mártires, de confessores, de virgens e de tantos outros santos e santas. Que felicidade ver-se ligado tão estreitamente e para sempre a Deus com laços tão preciosos! Cercados e compenetrados de divindade, como os passarinhos no ar, ocupam-se dia e noite unicamente de seu criador, adorando-O continuamente, amando-O e louvando-O sem cansaço e com uma alegria inefável".
O Retiro Filoteia III, tem como objetivo ajudar o fiel retirante a compreender o sentido último da existência humana. Não se trata de uma mera especulação sobre o fim da vida e o que acontecerá depois, mas sim, uma reflexão que ilumina a história construída nessa vida que terá como consequência a vida eterna. Por isso, ao abordar sobre a morte, não trataremos com um um fracasso ou um fim absoluto a ser evitado a todo custo, mas como um fenômeno que abre para uma nova vida (Inferno ou Paraíso). A partir das reflexões de São Francisco de Sales, no livro Filoteia, iremos meditar sobre a morte, inferno, purgatório e o paraíso com um olhar do Católico, para que nossa alma tenha como destino final a vida eterna em Deus, com a Virgem Maria, São José, os anjos e santos.

POR QUE PARTICIPAR DE UM RETIRO DE SILÊNCIO?
“Para não cometer uma falta na conversa, se deveria ter a boca como que abotoada, para que, enquanto ela fosse desabotoada, se pudesse refletir no que se vai falar... O barulho não faz bem e o bem não faz barulho”.
São Francisco de Sales
O Retiro é um momento único em que podemos silenciar o coração e ouvir a voz de Deus.
São Francisco de Sales valorizava o silêncio e considerava que era uma forma de lutar contra emoções negativas, como a impaciência, uma forma da linguagem de Deus e que o barulho do mundo distraía as pessoas.
Para o Santo Pai dos Filoteias, o silêncio era uma forma de encontrar Deus na quietude.
LOCAL DO RETIRO
O Retiro acontecerá no Seminário Menor São João João Paulo II, no espaço da cidade da Comunhão, onde, também, fica localizado o Centro Pastoral Dom Fernando, próximo ao Jardim Novo Mundo, em Goiânia-GO. O Seminário tem um espaço amplo, oracional, além de uma Capela que nos convida a rezar.

Seminário Menor São João Paulo II



Seminário Menor São João Paulo II
Saiba mais sobre o Retiro

1
Eixo Espiritual do Retiro
-
O Tema do retiro será "Meditações sobre a Morte, Inferno, Purgatório e Paraíso";
-
O Retiro Filoteia tem sua base no livro "Filoteia" de São Francisco de Sales;
-
Pregação, Santa Missa, Adoração, Exercícios Espirituais, Acompanhamento Espiritual com todos os participantes;
Data e Local
-
O Retiro de Silêncio "Filoteia" acontecerá nos dias 13,14 e 15 de fevereiro de 2026;
-
Será realizado no Seminário Menor São João Paulo II (CPDF Centro Pastoral Dom Fernando), Goiânia-GO;
2
Sacerdotes
-
Pe. Vilmar Barreto (pregador)
-
Pe. Aurélio Vinhadele (confessor)
-
Pe. Diêmerson Bento (confessor)
-
Pe. Ronaldo Rangel (confessor)
Pregadores
-
Pe. Vilmar Barreto
-
Filoteia Raicy
-
Programação
-
Entrada dia 13/02 a partir das 17h (acomodação...);
-
Término dia 15/02 às 18h com a Santa Missa.
3
Sobre as Inscrições
-
Basta acessar o botão abaixo "FAZER MINHA INSCRIÇÃO";
-
Todas as informações estão no formulário.
Sobre os benefícios
No valor da inscrição estão inclusos:
-
Alimentação (Café da manhã, almoço e jantar);
-
Hospedagem;
-
Material (Pasta, orações impressas, caneta...)
O investimento
-
Acesse o menu/botão "FAZER MINHA INSCRIÇÃO" e tenha todas as informações.
















